ASPECTOS CULTURAIS


                         A Europa é um continente maravilhoso.Cada país europeu tem suas particularidades culturais e o idioma mudar completamente de leste a oeste. No leste, prevalece as línguas russas,polonesas, tchecas, etc. No norte, as línguas germânicas e escandinavas,enquanto que no oeste, prevalece mais as línguas latinas..Cada pedaço da Europa tem seus costumes. Por exemplo, na Turquia, sentar com as pernas cruzadas e apontar a sola de seus sapatos para alguém é considerado falta de respeito (o sapato é considerado sujo e nunca deve mostrar as solas para ninguém). Enquanto que na Suécia,você deve aguardar o anfitrião fazer o primeiro brinde antes de pegar no copo da bebida. Em Portugal, nunca escreva um bilhete para alguma pessoa utilizando caneta vermelha, é desrespeito. A cultura europeia pode ser melhor descrita como uma série de culturas sobrepostas, e que envolve questões de Ocidente contra Oriente e Cristianismo contra Islão. Existem várias linhas de ruptura culturais através do continente e movimentos culturais inovadores  discordam uns dos outros. Assim, uma "cultura comum europeia"ou "valores comuns europeus", é algo cuja definição é mais complexa do que parece.


ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS


 As sociedades que habitaram esse continente foram as principais responsáveis pela colonização da maior parte dos demais territórios do planeta, sendo, por isso, denominado como o “centro do mundo”, apesar de, em termos cartográficos, essa expressão ser considerada errada.


LÍNGUA


As línguas europeias estão, em sua maioria, dentro de três principais grupos linguísticos: as línguas românicas, derivadas da língua latina do Império Romano. Muitas outras línguas fora dos três principais grupos são faladas na Europa. O grupo de línguas célticas também é um grupo distinto, como os restantes já referidos,e embora tenha desaparecido grande parte do seu uso diário, ainda existem diferentes números de falantes de cada uma das seis línguas célticas: irlandês,gaélico escocês e manx, galês, córnico e bretão.


IMAGEM E INDUSTRIA


  A qualidade à imagem e à ideia de Europa é sempre um valor acrescentado que não poderá deixar de ser sublinhado neste mundo globalizado em que a quantidade se sobrepõe, de forma crescente e sistemática, à qualidade e onde predomina o princípio de que a produção barata e pouco exigente é que cria significativas margens de lucro, enriquecendo ainda mais os que já são demasiado ricos. Neste quadro, a indústria musical, mesmo atravessando uma mega crise, representa 1/3 das vendas à escala global e cerca de 50 por cento das receitas obtidas, para já não referir a qualidade média dos produtos, em regra muito superior ao de outras origens geográficas e culturais.


LOCALIZAÇÃO


   Conhecido como “velho mundo”, o continente europeu limita-se a oeste com o Oceano Atlântico, ao sul com o Mediterrâneo, ao norte com o oceano Glacial Ártico e a leste com a Ásia, sendo que os Montes Urais formam uma divisa natural nesta parte do continente.


IMPORTÂNCIA


A importância do continente europeu reside no fato de este ter sido o palco das maiores transformações da história da humanidade e de algumas de suas mentes mais brilhantes, como a Segunda Guerra, a Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII e as teorias de Copérnico e Einstein, europeus que mudaram a história da ciência.


GEOGRAFIA POLÍTICA


geografia política da Europa é totalmente determinada pela história desse continente. Após inúmeros séculos de ocupações, invasões e revoluções, a Europa chegou ao seu formato atual, embora ainda instável em algumas regiões como a Geórgia, a questão Basca, etc.
   Atualmente a mudança mais significativa é a formação do grande bloco econômico da União Européia (UE) que abrange 15 países do total de 48 do continente. Entre os países da UE foram abolidas todas as barreiras comerciais e de fronteira permitindo-se o trânsito livre entre estes países.
CLIMA
Por se localizar totalmente no hemisfério norte e com uma altitude que fica em torno de 340m, o continente europeu apresenta climas frios e temperados, divididos em três tipos principais: o oceânico que abrange a faixa da Noruega até Portugal, o clima continental em parte da Alemanha, e nos países bálticos até a Polônia, e o clima mediterrâneo nos países da costa, chegando até a França.


VEGETAÇÃO(RESUMIDA)

Esse clima propicia o surgimento das vegetações de Tundra mais ao norte, do bosque boreal ou de coníferas ao sul dessa área, bosques temperados nas regiões costeiras com uma variação na costa mediterrânea, apresentando espécies típicas desse local como as azinheiras e os sobreiros, e estepes que se estendem da Hungria até a Ucrânia. Embora seja o continente mais explorado pelo homem, ele ainda abriga uma quantidade considerável de espécies de animais e de vegetais, sendo que nas regiões montanhosas encontram-se espécies típicas como o alce e o cabrito montês.


ALTITUDE E OCUPAÇÃO


A baixa altitude do continente e o clima não tão extremo quanto em outras partes do globo, facilitaram a ocupação do lugar por povos vindos de outras regiões da Europa que foram decisivos no processo de diferenciação da cultura, como por exemplo, os povos de origem germânica (VisigodosOstrogodossaxões, etc.) que deram origem às chamadas “invasões bárbaras” durante os séculos IV e V.


POPULAÇÃO E ÁREA



Atualmente os descendentes desses povos, que formam a atual população européia, habitam uma área total de 10.349.915km² totalizando 742.000.000 pessoas (em 2013) fazendo da Europa o continente mais urbanizado do mundo.
Pertencem ainda ao continente europeu algumas ilhas distribuídas pela costa do Atlântico Norte e do Mediterrâneo como, as Ilhas Britânicas, Islândia, Sicília, Sardenha, Córsega, CretaMalta e Chipre.
74% da população da Europa vive em cidades totalizando uma população de 551.670.000 pessoas com uma densidade de 72,03 habitantes/km², a maior do mundo. O PIB per capita fica em torno de US$12.813,00, podendo variar muito entre os países. Por quase todo o continente sobressai o tipo caucasóide (branco) com algumas exceções de povos de origem mongolóide e as línguas predominantes são aquelas de origem latina como o francês e o italiano.


RELEVO(RESUMIDO)



Quanto ao relevo, na região setentrional do continente encontramos bacias sedimentares, planícies e maciços montanhosos que se estendem até a região meridional onde se encontram os pontos mais altos do continente.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia Europeia

Regionalização europeia